http://style.greenvana.com/2011/pavilhao-movel-e-inflavel-traz-novo-visual-ao-rio-de-janeiro/

O desenvolvimento econômico brasileiro já assegurou a realização de grandes eventos como o Rock in Rio, a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e poderá ainda viabilizar a apresentação de novos conceitos arquitetônicos, como o desenvolvido pela FRENTES e PAX.ARQ, que obteve a terceira colocação no prestigioso concurso de design Mobilizarte.

O Mobile Cultural Mobilizarte é um pavilhão móvel inflável que pode ser facilmente instalado e é composto por andaimes, torres de prisma e uma membrana inflável, lembrando muito uma imensa tenda de circo.

As torres de andaimes são estáveis e adaptáveis a qualquer tipo de terreno e formam o esqueleto principal do pavilhão. O andaime pode ser estendido até 10 metros de altura. O prisma é uma caixa branca formada a partir de um dos andaimes, que possui 15 metros de altura e é enrolado em uma lona impermeável. Ele serve como área de armazenamento para o equipamento, além de ter a função de uma tela de projeção de filmes e outras mídias.

Foi inspirado por um elemento tradicional do Brasil: o crochê de colchas de retalhos e rendas. A membrana ainda é feita de vigas infláveis e uma camada impermeável, que servem para cobrir e proteger.  Durante o dia, a luz do sol passa pelas membranas e, à noite, há uma iluminação especial que brilha através da estrutura rendada.

A membrana é levantada para cima do andaime, dando o efeito de uma tenda de circo, abrigando um espaço de 550 m² para eventos. A membrana da estrutura ainda pode ser moldada criando centenas de variações para o moderno pavilhão. É uma construção interessante e curiosa de se ver, perfeita para sediar um concurso de design como o Mobilizarte.

O Mobilizarte exibirá uma vez ao ano, nas principais cidades brasileiras, uma série de exposições e manifestações ligadas aos grandes eventos do país. Arquitetos brasileiros, designers e artistas criarão a estrutura do projeto. O principal objetivo é idealizar um espaço cultural móvel de fácil montagem, desmontagem, transporte e manutenção que viajará durante 5 anos a 10 cidades brasileiras : Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Ouro Preto, Paraty, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Anúncios