o esconderijo da foca

Reportagem: Ernesto Paglia
(Resolute Bay, Canadá)
No meio da excitação, um acidente com o fotógrafo Anthony Cook. Parecia sério. Ele nem conseguia se levantar. A moto de neve em que viajava virou, e ele bateu as costelas num pedaço de gelo.

Enquanto socorríamos o fotógrafo, os esquimós não tiravam o olho do horizonte. A família de ursos havia sumido, mas o petisco preferido deles estava por perto: a simpática foca anelada tinha boas razões para ser arisca.

Um urso polar faminto pode farejar um furo no gelo a mais de um quilômetro de distância. Mas, apoiada na beira do buraco, a foca criou confiança e, para surpresa de todos, deixou a equipe se aproximar. Parecia tão curiosa quanto nós!

Não há estatísticas seguras, mas, além de predadores como o urso polar, as focas enfrentam agora a poluição dos mares e a redução no gelo do Ártico, a casa desses bichos. Com suas garras poderosas, ela consegue perfurar placas de gelo de até de dois metros de espessura.

Diante de visitas tão exóticas, a foca olhou para a equipe e, em seguida, para o buraco. O animal ponderou: seríamos uma ameaça? Na dúvida, melhor uma saída para baixo! Piscou o olho e desapareceu no mar.

É como se fosse uma escotilha no meio do gelo do mar, através da qual elas podem sair quando necessário ou vir à superfície para respirar. E só abrem mesmo quando precisam, porque é uma camuflagem muito bem feita. Quem passa perto não pode ver que lá dentro está o buraco, bem maior do que a abertura de fora.

O guia esquimó Jeffrey Amaruelik, de 23 anos, explica que as focas também usam as rachaduras no gelo como respiradouros. Essa é uma das pistas da presença de ursos polares. Aonde vai a foca, o urso vai atrás.

Amaruelik diz que a caça ao urso é controlada. Em Resolute, são apenas 36 autorizações por ano: 20 para os turistas e 16 para os caçadores esquimós, que são escolhidos por sorteio.

E que gosto tem a carne de urso? “É bom”, responde o esquimó com água na boca. “Parece com carne de vaca, só que mais saudável, porque é mais magra”.

Anúncios